terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Ecoturismo no Seridó (Carnaúbas dos Dantas, Currais Novos e Acari)

     De acordo com a EMBRATUR, Instituto Brasileiro de Turismo, o ecoturismo é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”.
     Agora que temos uma de ideia do que seja ecoturismo vamos contemplar alguns lugares pouco conhecidos do sertão potiguar que se caracteriza por sua vegetação de pouca folhagem e altas temperaturas, mas isso não impede a beleza cênica da região o que propicia a prática turística, e nada melhor que pratica-la de forma sustentável.

          Ecoturismo no Xique-Xique

    As trilhas do Sítio Arqueológico Xique-Xique promovem o contato do homem com o Seridó Potiguar. Até a chegada ao local onde se encontram as pinturas rupestres, são cerca de 2 km de trilhas entre a vegetação da caatinga, uma marca inconfundível do Sertão Potiguar. O livre contato com aquele habitat nos levou a uma reflexão sobre o dia a dia do bravo povo daquela região, que em meio a tantas dificuldades ainda prospera, ao sentirmos uma das principais na própria pele, o calor. Durante a trilha o guia turístico local detalha para nós os relatos sobre o passado daquele local. Ao término de toda caminhada, temos uma gratificante recompensa: o visual da paisagem e o contato com as pinturas rupestres nos fazem vivenciar um momento único.


     Passamos também pela Mina Brejuí e pela Barragem de Gargalheiras que apesar de não poderem ser consideradas atividades ecoturísticas, resolvemos falar delas pois envolve em maior parte do seu percurso ligações entre o homem e o meio natural.

          Ecoturismo na Mina Brejuí

     A nossa visita ao parque temático da Mina Brejuí assim como o Xique-Xique foi uma verdadeira viagem ao passado quando visitamos o museu da mina Tomaz Salustino, onde foi contada toda sua história pela guia local. Logo após passarmos pelo museu seguimos para a mina, mas antes paramos para admirar a paisagem exuberante dos diversos escudos cristalinos da região onde a mina se situa.


          Ecoturismo na Açude de Gargalheiras

     Visitamos também a Barragem Eurico Gaspar Dutra, mais conhecida como Açude Gargalheiras, está localizado em meio às formações rochosas que estão datadas em 4 bilhões de anos. Contemplamos o pôr do sol no próprio açude e fomos agraciados com o surgimento da lua em meio as formações rochosas, particularmente uma das coisas mais bonitas que vimos na vida.
     Apesar da barragem causar um impacto ambiental bastante significativo, a mesma traz consigo benefícios mais relevantes com o abastecimento dos municípios de Acari e Currais Novos além de ser um dos principais atrativos turísticos da região contribuindo para economia local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário